A pandemia do COVID-19 tem feito as pessoas mudarem suas percepções e hábitos de consumo. Inclusive a forma com que enxergam determinadas marcas tem dependido do posicionamento delas frente a crise. Sendo assim, o que seria um posicionamento de marca adequado pós coronavírus? 

Estamos passando por um momento delicado, com isso, as marcas estão percebendo que as formas de comunicação comuns não serão suficiente para conseguir um lugar de destaque no mercado. Além disso, ações que não condizem com a seriedade do momento que vivemos, poderão ferir a reputação da marca.

Qual deve ser o foco?

Por mais que a economia não esteja passando por uma boa fase, nada é mais importante que a saúde da população. Este deve ser o norte de todas as suas ações.  

Será muito difícil disputar a atenção das pessoas com algo tão importante quanto a iminência da perda de vidas humanas. Por isso, a melhor forma de ser lembrado é por suas atitudes.

As marcas que estão agindo de forma humanizada estão ganhando, naturalmente, a confiança e a admiração de seu público. 

Neste momento, fazer-se presente é ajudar. Agora é a hora da sua empresa mostrar os seus valores. Se você vê oportunidade para fazer algo, faça. A Ambev e Boticário, por exemplo, vão doar garrafas de álcool em gel. A Net liberou acesso aos canais e a GloboPlay está oferecendo conteúdo grátis para que as pessoas fiquem em casa.

Casal assistindo TV durante a quarentena.

Essas atitudes trouxeram visibilidade para essas empresas. Mas, cuidado! Em um momento delicado como esse, confundir ajuda com oportunismo pode ser um tiro no pé. Uma campanha com 10% de desconto, por exemplo, é apenas uma promoção normal e, atrelá-la ao combate ao Covid-19, trará uma percepção negativa para a sua marca.

Outra boa forma de agir é cuidando de seus funcionários e se posicionando em favor da vida. Assim, além de ajudar, sua marca estará dando um exemplo positivo. Essas atitudes geram identificação e percepção positiva, que impactarão não só os seus funcionários, mas também, uma série de pessoas que possuem contato indireto com a marca.

Um exemplo postitivo veio do Fluminense. O clube anunciou que irá repassar a comissão das vendas de seu e-commerce para os vendedores das lojas físicas, que estão fechadas. Essa é uma atitude em favor da vida que é extremamente inteligente. Com apenas uma ação o Fluminense consegue ajudar financeiramente seus vendedores, impulsionar suas vendas online e, também, posicionar sua marca de forma humana.

Contenção de danos

Para os setores da economia que mais sofrerão, como bares, restaurantes e hotéis, é o momento de se mostrar vulnerável, reconhecer a dificuldade e pedir ajuda aos bons clientes. Isso pode ser feito incentivando o delivery, vendendo vouchers com desconto (para quando a situação se normalizar), ou no caso dos hotéis, evitando ao máximo o cancelamento das reservas, oferencedo desconto para quem preferir adiar a data de sua estadia.

A vulnerabilidade conecta e sensibiliza. Assim, a solidariedade pode aparecer e fazer a diferença.  

Consumo pelo mundo  

As consequências relacionadas a disseminação no Covid-19 estão, de fato, afetando o comportamento dos consumidores.  

Uma grande parcela da população está evitando as lojas físicas e optando pelo e-commerce como meio de obter seus suprimentos básicos. Essa tendência de distanciamento não significa que o consumo diminuiu, pelo contrário, há setores que, com a procura por estoque de suprimentos, aumentaram suas vendas.

Mulher comprando online, segurando o cartão de credito em uma mao, enquanto digita com a outra.

Para aqueles que comercializam ítens de primeira necessidade, a FecomercioSP aconcelha que busquem entender o cenário e o impacto social desta crise sem elevar o preço dos produtos, visto que, se o consumidor de baixa renda não conseguir comprar itens de prevenção como álcool em gel e remédios, a proliferação da Covid-19 poderá acelerar.  

Humanizar-se

Este é o momento das marcas mostrarem seu lado humano, com ações que pensem no coletivo e ajudem a sociedade a passar por um momento difícil. Estas ações terão um impacto muito mais positivo do que ações comuns, não só para a marca em questão, mas para a sociedade.  

Pense no que é possível oferecer num momento delicado como este. Qual será o papel da sua marca no meio de tudo isso? Estamos em tempo de tomar atitudes capazes de conquistar a admiração e confiança de seus clientes e colaboradores.

Ações que motivem as pessoas a ficarem em casa estão sendo eficientes. Assim como a distribuição de alimentos e de produtos de higiene para a prevenção à Covid-19.

O momento exige criatividade, sensibilidade e, acima de tudo, humanismo. 

Porta fechada, com uma sacola com produtos alimenticios pendurada na massaneta. Sacola deixada por alguem em ato solidario.

Leia tamém: Coronavírus: como disseminar conteúdo à distância.


A Agência Magdala desenvolve soluções criativas capazes ajudar a sua marca a agir neste momento delicado. Estamos à sua disposição para, juntos, elaborarmos ações que guiem um posicionamento de marca correto pós coronavírus. Vamos bater um papo?  


(Fontes utilizadas: Meio&Mensagem, MundoDoMarketing