Durante este período de pandemia, diversas empresas promoveram ações de marca interessantes, com o intuito de conscientizar e ajudar a população durante esta crise. 

É de extrema importância o posicionamento das empresas de grande influência ou não, com as medidas necessárias para reduzir os danos que podem ser causados pela pandemia.

Comparado a países de primeiro mundo, o Brasil dispõe de poucos recursos para lutar com este inimigo. Por isso, algumas marcas tem se prontificado a ajudar da maneira que podem e, com isso, gerado um bem não apenas para a sociedade mas também para a sua própria imagem.

Abaixo vamos listar algumas ações de marca que se destacaram: 

Doação bilionária de CEO do Twitter 

Logo twitter

Jack Dorsey, CEO do Twitter, anunciou que irá doar US$ 1 bilhão de sua participação na Square, empresa de serviços financeiros que ele co fundou a fim de fortalecer a campanha contra o coronavírus. “Posteriormente (depois que desarmarmos essa pandemia), o foco da doação mudará para a saúde, educação de meninas e renda básica universal”, afirmou Dorsey, em um post no Twitter. Segundo ele, o valor representa 28% de seu patrimônio.

Doação milionária

Logo Magazine Luiza

As famílias controladoras do Magazine Luiza, anunciaram doação de R$ 10 milhões. Este recurso será utilizado para a aquisição de equipamentos e outros itens para o tratamento das vítimas da pandemia da covid-19. O valor é destinado à compra de respiradores artificiais, assim como de leitos, colchões e travesseiros para equipar hospitais públicos de todo o território nacional.

McDonald’s: medida de prevenção

logo Mc Donald´s

A McDonald ‘s fechou todas as lojas físicas e ampliou o delivery e drive-thru. A medida de restringir o acesso aos espaços físicos de seus estabelecimentos foi uma decisão própria e interna, não uma determinação do poder público. 

Ambev: álcool em gel 

Logo Ambev

A Ambev está realizando a produção de álcool em gel a fim de doar a hospitais públicos nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Ajudando assim, os epicentros dos casos de covid-19 até o momento. A princípio foram produzidos cerca de 500 mil unidades de garrafas Pet onde será colocado o álcool em gel. A Ambev também convidou outras empresas para fortalecer o movimento. As novas parceiras ainda vão ser anunciadas. 

Burger King: doação para o SUS 

logo Burguer King

O Burger King Brasil irá ajudar o Sistema único de Saúde (SUS) com doações nas próximas semanas. A princípio, parte de toda receita líquida dos sanduíches vendidos no Burger King ou no Popeyes até o final do mês de março foi doada para auxiliar o sistema público de saúde do Brasil.

Universal Music: entretenimento para quem fica em casa.

Logo Universal Music

A Universal Music e a GTS promovem shows intimistas, ao vivo pela internet. A ação “Festival Música em Casa” foi feita para o movimento de artistas que estão remarcando datas de shows e turnês. Desse modo, os shows presenciados serão substituídos por transmissões ao vivo pela web.

Ações de marca com mudanças de logo para a conscientização durante a pandemia:

Novo logo do mercado livre, troca o aperto de mãos pelo toque de cotovelos.

Ações de marca como as do Mercado Livre, Mc Donald ‘s e Sono Quality trazem a substituição de seus logos no período da pandemia por símbulos que se comunicam com o momento. Assim como o “Mercado Livre” que tem seu logo desenvolvido em união com a Gut, deixa de ser o aperto de mão, marca registrada da empresa, para um contato de cotovelos, forma de cumprimento que está sendo utilizada como forma alternativa para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus. Com o slogan “Juntos. De mãos dadas ou não.” 


Assim, em tempos de pandemia é fundamental que sua marca se posicione de maneira adequada às necessidades do momento atual. A Agência Magdala desenvolve logos promocionais e medidas criativas para campanhas alternativas que visam ajudar a sociedade a superar a pandemia e melhorar a visão de seus clientes perante sua empresa. Vamos bater um papo?