Assim como diversos âmbitos da nossa sociedade não oferecem meios de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, no mundo virtual, não é diferente. Nos encontramos, ainda, em um momento em que a grande maioria dos sites desconsidera esse grupo ao planejarem suas estruturas e não respeitam requisitos de acessibilidade web.

Um levantamento feito pelo Movimento Web para Todos, em parceria com a Big Data Corp, causa espanto. Ele conclui que, dos 14 milhões de sites ativos do Brasil, menos de 1% atendem aos requisitos de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Como resultado, temos a perda de participação, contribuição e influência de um grande grupo de pessoas. Além disso, a dificuldade de acesso à informação forma uma barreira para a articulação de grupos e o relacionamento de indivúduos com deficiência com assuntos proeminentes e importantes para o exercício de sua cidadania. Assim sendo, problemas de acessibilidade limitam o acesso ao entretenimento digital e diminuem a proproção representativa de pessoas com deficiência na internet.

Como a falta de acessibilidade na web afeta pessoas com deficiência

Sem os recursos de acessibilidade, as informações de um site ficam desconexas, para os leitores utilizados por pessoas com deficiência visual, por exemplo. Isso dificulta o entendimento não só do conteúdo do site, mas também, de sua interface e navegabilidade.

Sites com acessibilidade podem ter imagens, fotos, vídeos, gráficos, etc. Não há problema nisso. Basta que estejam presentes os padrões de codificação e as diretrizes de acessibilidade. Caso contrário, as informações perdem o sentido e a navegação torna-se quase impossivel. Veja como comprar uma simples camiseta online torna-se uma tarefa quase inexecutável em um site não acessivel: 

Neste vídeo, o movimento Web Para Todos, mostra a experiência de uma pessoa cega ao realizar uma tarefa simples em um site que não está adequado aos padrões de acessibilidade.

Confira mais vídeos como este no canal do Movimento Web Para Todos no YouTube.


Sendo assim, a acessibilidade na web é fundamental para que todos tenham as mesmas oportunidades de interação, com autonomia. Em 2010, o censo do IBGE apontou que pessoas com deficiência representam 24% da população brasileira.

Ou seja, apenas 1% dos sites possui os requisitos de acessibilidade que quase um quarto da população necessita. Por isso, precisamos repensar a maneira como enxergamos nossa presença digital, para que a informação possa alcançar a todos. E afinal de contas, já que investimos em comunicação digital, por que não otimizar esses investimentos tornando nossos sites acessíveis, capazes de receber e se comunicar com um grupo de mais de 45 milhões de pessoas?

Acessibilidade web: uma responsabilidade social e uma vantagem para a sua marca.

Um site acessível, além de desempenhar um importante papel social, também pode ajudar a colocar a sua marca no topo dos resultados orgânicos nos mecanismos de busca.

Requisitos de acessibilidade são avaliados por buscadores como o Google, por exemplo. Quanto mais preparado para receber pessoas com deficiência, melhor será a sua avaliação. Essa pontuação, em conjunto com outros quesitos avaliados, é o que decide quem aparece antes de quem nas páginas de resultado dos buscadores. Além disso, estar preparado para atender pessoas com deficiência, seu site aumenta a quantidade de visitas, o tempo de permanência de seus visitantes e diminui sua taxa de rejeição. Todos esses três quesitos também contam para aumentar a relevância do seu conteúdo e o rankeamento do seu site. Sendo assim, um site acessível, não é bom apenas para a sociedade, mas também para os negócios.

Um lugar melhor para todos

Homem cego, sentado em um banco em um parque, utilizando o celular.

Cada vez mais a internet aumenta a importância de seu papel em nossas vidas, já que envolve assuntos como: emprego, estudos, comércio, política, saúde, diversão e até relacionamentos. Tudo isso é fundamental para a vida de qualquer pessoa. Para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, não é diferente. Porém, os dados mostram que 93,7% dos sites ativos falharam em algum teste. 99,39% apresentam ao menos uma falha quando se trata de acessibilidade.

Com estes dados, conclui-se que é de extrema importância e urgência que as marcas passem a adotar boas práticas de acessibilidade em seus sites. A mesma falta de acessibilidade que impede pessoas com deficiência de acessarem sua mensagem, também impede a sua mensagem de alcançar esse enorme grupo de pessoas. Sendo assim, com mais acessibilidade na web, ambos os lados serão beneficiados. Juntos, superaremos obstaculos para tornarmos o mundo um lugar melhor e mais conectado.


A Agência Magdala produz e adéqua sites para atender às especificações mundiais de acessibilidade. Vamos bater um papo?