Num mercado com tanta variedade de produtos, cores e formatos, a importância da embalagem é enorme. Uma embalagem criativa pode significar alguns segundos a mais de atenção do shopper, destacando o produto entre os demais no ponto de venda e influenciando na tomada de decisão, por exemplo. Por isso, o desenvolvimento de uma embalagem faz parte do processo de concepção do produto, em seu lançamento.

Estudar a concorrência

A embalagem tem não só a função de apresentar o produto, mas também, identificar, destacar e despertar interesses. Para que isso aconteça é preciso ser diferente, é preciso estudar as embalagens que os concorrentes estão fazendo, as cores que estão utilizando, os formatos, as funções. Planejar e desenvolver algo que não está sendo feito, algo inovador. Assim, com certeza seu produto terá destaque no ponto de venda, estimulando o shopper a levá-lo para casa.

Cores para embalagem

Cada cor trará uma sensação diferente, uma percepção diferente sobre o produto e seus benefícios tangíveis e intangíveis. Sendo assim, é importante pensar: qual conexão emocional seu produto precisa estabelecer com o consumidor? Qual a intenção do produto?

Em síntese, as cores utilizadas na embalagem irão explorar o lado sensorial e inconsciente do shopper. Utilize isso ao seu favor com uma paleta de cores que corresponde as intenções do produto. Lembre-se de planejar não só essa conexão emocional, mas também, o destaque do produto entre os seus concorrentes no ponto de venda.

Prateleira de perfumaria com varios produtos diferentes. Nessa prateleira, a maioria dos produtos são brancos enquanto outros, em menor quantidade, coloridos.
Note como as embalagens mais coloridas não só atraem mais nosso olhar, como também, comunicam sentimentos mais variados em comparação com as embalagens predominantemente brancas.

Formatos para embalagem

Existem muitas possibilidades para o formato de uma embalagem. Se possível, fuja do convencional, explore novas tecnologias, praticidade e funcionalidade. A aparência é muito importante na apresentação do produto, no entanto, a funcionalidade conquista o consumidor.

Varias embalagens de cosméticos coms formatos e funcionalidades diferentes.

Um formato diferenciado não é o suficiente, ele precisa fazer sentido em todo o processo de armazenamento e transporte. Suas embalagens devem ocupar menos espaço possível nos galpões de armazenamento e transporte logístico e, ao mesmo tempo, chamar a atenção nos pontos de vendas.

Funções da embalagem

Além dos fins estéticos, a embalagem também deve auxiliar o consumidor a utilizar e manusear o produto.

Por exemplo, uma embalagem de leite, deve ajudar o consumidor a servir o leite em uma caneca no café da manhã. Da mesma forma, uma embalagem para envolver 12 latas de cerveja, deve ajudar o consumidor a carregar esse conjunto de latas. Uma embalagem de iogurte, pode possuir uma tampa que se transforma em uma colherzinha a fim de facilitar o consumo do produto.

Portanto, a funcionalidade de uma embalagem está diretamente ligada com a satisfação do cliente com o seu produto. Veja o exemplo criado pela Grower’s Cup, uma embalagem de café que dispensa o uso de filtro:

Embalagem pratica de café – The Brew Company

Tecnologias para embalagem

Hoje, as embalagens podem possuir tecnologias que auxiliam na propagação de informações adicionais, campanhas, promoções, na preservação do produto, etc.

Com a utilização de um QR Code, você pode direcionar o cliente para uma página web com conteúdo adicional, um hotsite de uma determinada campanha da marca, um vídeo explicativo para a utilização do produto, etc.

Mulher seguirando uma embalagem de um produto em uma mão, enquanto aponta o celular para esta embalagem e lê o seu QR Code.
QR Codes na embalagem podem oferecer informações importantes para a tomada de decisão de compra.

Existe a possibilidade de uma embalagem ativa, sendo uma embalagem que libera um composto desejável, como por exemplo um antimicrobiano para o alimento, ou absorve uma substância indesejada como o oxigênio. Sendo assim, uma embalagem ativa deixa de ser uma proteção passiva, passando a agir para aumentar a estabilidade do produto. 

Embalagens inteligentes podem indicar ao consumidor por meio de um rótulo que muda de cor, por exemplo, o grau de deterioração de um produto. Outro exemplo é um indicador de temperatura que deve auxiliar o consumidor a manter o produto na temperatura ideal para sua preservação.

Sustentabilidade

Estamos num momento em que as circunstâncias exigem um posicionamento mais consciente das marcas em relação ao meio ambiente. Embalagens biodegradáveis são uma alternativa interessante para contribuir com este processo.

Embalagens ecológicas e biodegradáveis.

Outra maneira é produzindo embalagens que após o uso podem virar decoração de ambiente ou outros objetos de uso pessoal.

Marcas com consciência ambiental tem conseguido cada vez mais admiração de seus clientes. Numa época em que as pessoas procuram cada vez mais por estes tipos de valores, quem souber se posicionar da maneira correta só tende a crescer.


A embalagem é o cartão de visita de uma marca. A Agência Magdala desenvolve embalagens criativas, tecnológicas, inteligentes e sustentáveis para o melhor rendimento da sua marca no ponto de venda e na logística de distribuição. Vamos bater um papo?