imagem de pessoas apoiando as mãos para demonstrar a importância da ética na comunicação healthcare

Em nossa sociedade, uma comunicação empática e assertiva é crucial, especialmente no setor farmacêutico, onde a saúde das pessoas está em jogo. No entanto, essa comunicação vai além da simples troca de informações; ela carrega consigo um peso ético. Deste modo, a ética na comunicação healthcare é indispensável para estabelecer e manter relações de confiança, respeito e transparência, elementos inegociáveis para a eficácia dos cuidados de saúde.

Confiança: a base para um relacionamento ético

Ao adotar uma conduta de comunicação ética, contribuímos para construir e fortalecer a confiança na marca/laboratório. Isso faz com que os pacientes, profissionais de saúde, consumidores e shoppers sintam-se mais seguros e confiantes ao utilizarem as soluções propostas. Desta maneira, melhorando a adesão ao tratamento e a confiança no laboratório farmacêutico de todos os seus pontos de contato.

Respeito: valor inegociável

Tratar do tema saúde quase sempre é um assunto delicado. Independentemente do nicho que estamos atuando (OTC ou RX). Por isso, é necessário que, ao construirmos nossa comunicação e discurso, busquemos uma conduta respeitosa e empática com todos os impactados por nossas ações.

Construir um discurso respeitoso não é uma tarefa simples mas, tampouco, impossível.

É preciso um grau de empatia para compreender as condições de saúde do paciente. Entender todo o cenário em que o paciente está inserido, suas dores, medos e necessidades, potencializa o discurso, fugindo assim, do triste senso comum e do capacitismo. 

Além disso, pensando nos profissionais de saúde, é primordial que nosso planejamento de comunicação também compreenda a rotina desses profissionais que, em muitos casos, fazem plantões extensos, recebem uma grande quantidade de visitações por dia e, ainda mais desgastante: estão lidando diariamente com a saúde das pessoas.

Assim, quando planejamos visitações, elaboramos VAs e toda a comunicação do gênero, precisamos nos adequar à realidade desses profissionais. Pois, comunicar não é fazer o que desejamos, é tornar uma mensagem efetiva. E em muitos casos para esse cenário, o melhor para comunicar-se com esses profissionais é planejar uma visita que otimize as informações, valorize o tempo dos médicos e agregue valor à sua prática. 

Notamos que construir um discurso para o setor farmacêutico não é um bicho de sete cabeças, mas é preciso ter know-how no mercado Healthcare. Por isso, contar com uma agência especializada em health é o melhor caminho.

Transparência e honestidade na comunicação healthcare

É dever de todo laboratório construir uma comunicação transparente, clara e honesta com as partes envolvidas. Não somente por questões de reputação, mas também pela responsabilidade com a saúde de terceiros. Assim, é importante que ao planejar sua comunicação e seu conteúdo, seus claims estejam respaldados por evidências científicas.

Essa atitude colabora, não apenas com o paciente, mas também com os médicos e farmacêuticos, possibilitando uma melhor compreensão sobre os benefícios do produto, além de garantir credibilidade para a informação e, consequentemente, para a marca.

Conclusão: como funciona a ética na comunicação healthcare

Em síntese, a ética na comunicação healthcare deve ser inegociável. Sendo ela a base para a construção de relacionamentos sólidos e confiáveis entre laboratórios farmacêuticos, profissionais de saúde e pacientes. Ao priorizar a confiança, o respeito e a transparência em suas interações você estará, não apenas promovendo a eficácia dos cuidados de saúde, mas também contribuindo para uma sociedade mais justa e bem informada.

É essencial reconhecer que a comunicação ética não apenas fortalece a reputação das marcas, mas também impacta diretamente a qualidade do atendimento médico, a adesão ao tratamento e, por fim, a vida das pessoas.

E nada melhor para te ajudar nisso do que contar com uma agência especializada em healthcare! Aqui na Magdala possuímos know-how em campanhas healthcare, ou melhor, em campanhas éticas, empáticas e assertivas, que visam ajudar a os laboratórios farmacêuticos a superar seus desafios, contribuindo para a melhora da saúde e qualidade de vida de todos. Vamos bater um papo?