A sua empresa já liberou o home office? Com a chegada do novo coronavírus, as distâncias aumentaram. Com isso, a comunicação entre sua equipe pode sofrer ruídos e demorar mais para se difundir. Como manter as pessoas motivadas e focadas durante este período de isolamento?

Sabemos que a economia não pode parar. Contudo, reuniões e eventos podem colocar em risco a saúde pública. Sem mencionar o trajeto até o trabalho, ou até mesmo a rotina diária no escritório. Por isso, a adoção do home office vem sendo a alternativa mais recorrente nos escritórios de todos os países afetados.

Muitas empresas já estão preparadas para este cenário. Visto que estratégias de armazenamento em nuvem e acesso remoto já não são mais novidades. Por isso, a questão que mais gera preocupação não é a infraestrutura, mas sim o engajamento e a comunicação entre os colaboradores.

Portanto, além de vencer a pandemia do novo coronavírus, temos um outro desafio: como informar e engajar um grande número de pessoas que estão trabalhando nas suas casas neste momento? Como disseminar um conteúdo técnico de forma didática e estimulante?

Confira abaixo duas formas de transpor a barreira da distância, e se comunicar de maneira eficaz com a sua equipe:

Filmes de treinamento, engajamento ou publicidade.

Homem assistindo a um video didatico com fones de ouvido, oculos e fazeno anotações em um caderno.

Existem diversos fatores que tornam a produção audiovisual uma das maiores tendências mundiais quando o assunto é treinamento profissional.

Capazes de transmitir informações em alta escala e otimizar o processo de aprendizagem, mesmo em tempos do novo coronavírus, os filmes são ideais no momento da implementação de uma nova ferramenta ou estratégia, por exemplo.

Outros benefícios deste suporte são: a redução de custos para treinamentos e padronização das informações, bem como, a diminuição de ruídos e a otimização de tempo.

Uma animação bem produzida consegue acionar gatilhos mentais no espectador, a fim de despertar o seu interesse. Além disso, existem ferramentas visuais como linguagens gráficas e ilustrações, técnicas de narração e storytelling extremamente didáticas, capazes de treinar e engajar sua equipe de forma única.

Ainda que você não tenha convicção dos potenciais benefícios que utilização de filmes pode trazer para o seu negócio, dê uma olhada nos dados de crescimento desta ferramenta nos últimos anos.

Hábitos de consumo de filmes:

  • 78% das pessoas assistem filmes toda semana. 55% assistem todos os dias;
  • 6 em cada 10 pessoas preferem assistir filmes online ao invés de televisão;
  • 96% assistem filmes explicativos para saberem mais sobre um produto ou serviço;
  • 68% preferem aprender sobre um novo produto ou serviço assistindo a um filme curto;
  • 95% da mensagem é retida pelos espectadores ao assistir a um filme;
  • 48% disseram compartilhar conteúdo de filme com seus amigos (mais do que qualquer outro tipo de conteúdo);
  • 49% dos filmes têm de 0 a 60 segundos de duração.

Fonte: Social Media Today 

O poder do filme tem se mostrado tão grande, que o Facebook alterou seu algoritmo a fim de priorizar conteúdos em vídeo em detrimento a fotos e textos. Isso tem sido regra em quase todas as plataformas. Basta acessar uma de suas redes sociais e observar a quantidade de vídeos à sua disposição.

Por certo, o filme é o tipo de conteúdo mais envolvente e compartilhado. Quantos vídeos você ja não recebeu sobre o novo coronavírus, por exemplo? O quanto esta ferramenta já não ajudou a informar e conscientizar as pessoas?

Sendo assim, é bom refletirmos: como podemos obter mais engajamento, mais capacitação profissional e até mesmo mais vendas, utilizando esta ferramenta para nos auxiliar na gestão de pessoas ou no marketing?

Podcasts.

Murlher no metro com fones de ouvindo, escutando a um podcast

O podcast também é uma forma de transmissão de informações. Funciona como um programa de rádio. No entanto, possui uma vantagem importantíssima: pode ser consumido sob demanda.

Sem hora marcada para começar ou terminar, basta dar o play ou baixar o episódio para ouvir quando, onde e como quiser. No metrô, no carro a caminho de uma reunião ou na academia. É possível acelerar, desacelerar, voltar trechos, pausar e continuar ouvido depois.

Assim, você pode engajar seus funcionários fora do local de trabalho, otimizando o processo de aprendizagem, bem como reduzindo os custos que a empresa teria em um processo presencial.

Por fim, filmes Podcast podem ser administrados juntos em uma única campanha de engajamento ou treinamento.

Em momentos como este, é sempre importante refletirmos sobre formas de quebrarmos paradigmas e superarmos dificuldades. Por isso, estamos à sua disposição para juntos encontrarmos a solução que melhor se encaixa a sua realidade.

A Agência Magdala produz filmes, animações e podcasts para treinamento, engajamento e publicidade. Vamos conversar sobre a melhor estratégia para sua empresa?