Há tempos ouve-se falar de inbound marketing. Esse termo se tornou famoso e ascendeu ao vocabulário de muita gente nos últimos anos. Mas afinal, o que é inbound marketing?

Inbound marketing: estratégia

Por trás do termo famoso, existe uma estratégia simples: tornar-se relevante. Imagine que você vende laranjas. Você pode, simplesmente, anunciar suas laranjas (como todos os seus concorrentes), ou tornar-se uma autoridade em laranjas.

Deste modo, você fornece informações sobre as laranjas que vende como, por exemplo, compartilha receitas com laranjas, fala sobre características das diferentes laranjas, aconselha sobre qual laranja é melhor para determinada receita, explica como funciona o plantio e a colheita das laranjas que vende e ensina como escolher laranjas na hora de comprar.

Inbound marketing: tática

Agora, imagine que você disponibiliza esse conteúdo online. Onde interessados por laranjas podem encontrá-lo. Alí, no seu ambiente digital, você supre a curiosidade desse público, que torna-se um grupo de clientes em potencial. Afinal, quando algum interessado por laranjas quiser comprá-las, eles provavelmente procurarão o vendedor em que confiam.

Além disso, com um grupo de interessados em laranjas em mãos, ou seja, seus leads, você pode implementar diferentes táticas à sua estratégia. 

É possível, por exemplo, categorizar os membros desse grupo por interesse, mandar conteúdos exclusivos para cada grupo, ranquear os mais interessados e os menos interessados, entre outras ações. 

Agora que já desmistificamos o termo, vamos listar alguns pontos fundamentais para a sua estratégia de inbound marketing:

Personas

Para que uma estratégia de inbound marketing seja assertiva, as marcas precisam criar personas que guiarão suas campanhas de marketing de conteúdo.

Diferentemente do público alvo, que é mais abrangente, a persona apresenta detalhes específicos, como: hábitos pessoais, trabalho, rotina, família, preferências, entre outros. 

Essas características é que guiarão a criação de um conteúdo valioso para a marca. Afinal, agora o público sabe exatamente com quem está falando.

Mindmap

Mindmap, ou mapa mental, é um diagrama elaborado a partir de uma ideia central, que vai se ampliando em vários ramos, até abordar todo o universo da marca. No caso de um vendedor de laranjas, por exemplo, teríamos o termo “laranja” como ideia central e, a partir daí, poderíamos ter desdobramentos como: tipos de laranja, plantio, receitas, dicas, etc.

Imagem exemplificando um midmap, com a categoria principal: laranjas e, seus desdobramentos: tipos de laranjas, plantio, receitas e dicas.

A idéia também é dar início a uma espécie de “efeito dominó”. Quando um potencial consumidor é impactado por um conteúdo que lhe interessa, ele provavelmente procurará por outros conteúdos relacionados aquele assunto.

O mindmap é essencial para planificar os assuntos que serão abordados, traçar planos de criação de autoridade com base em palavras-chave, manter a produção de conteúdo nos trilhos e planejar a frequência e a profundidade com que serão abordados determinados temas.

Além disso, é preciso ter cautela. Lembre-se que se uma pessoa que é “bombardeada” com diferentes informações de uma só vez, ao fim do processo, ela provavelmente irá absorvê-las de maneira confusa e desordenada. 

Portanto, pense estratégicamente no seu mindmap. Ele será seu guia.

Constância de conteúdo

Outro ponto importante no desenvolvimento de uma estratégia de inbound marketing é a frequência que será adotada para a disponibilização do conteúdo. Manter a constância é importante tanto para fidelizar o público já alcançado, quanto para expandi-lo. 

Para que isso aconteça, é necessária a criação de uma rotina produtiva. Com planejamento de disparo de conteúdos para que seu público tenha novidades constantemente, mas sem saturá-los, mantendo-os interessados pelo seu material.

Uma pesquisa da Hubspot mostrou que empresas que criam conteúdo ao menos duas vezes por semana conseguem gerar até 25 vezes mais leads em comparação a empresas que criam conteúdos apenas uma vez ao mês.

Portanto, o conteúdo é como um combustível. Se você parar de produzi-lo os resultados desaparecerão. 


A Agência Magdala acredita que estratégias corretas de inbound marketing tem um grande potencial para alavancar as vendas do seu produto ou serviço. Por isso, estamos à sua disposição para conversarmos sobre a estratégia ideal para o seu cenário. Vamos bater um papo?


Veja tambem: Ferramentas digitais e sua importância no marketing atual